30/07
Visite o Sempre Viva em Mucugê

A visita ao Projeto Sempre Viva é um passeio tranquilo, fácil e muito gostoso de se fazer. É uma ONG, dentro do Parque Municipal de Mucugê, que cuida da preservação de uma florzinha minúscula e encantadora, a sempre viva, aquela muito usada em buquês de noiva. Para entrar, é cobrada uma taxa de manutenção que inclui conhecer o projeto e acessar as trilhas das cachoeiras. 

Antes em risco de extinção por conta da extração predatória, a plantinha agora tem lugar seguro para exibir o porquê de ser tão procurada – ao ser tirada do solo, ela não muda de aparência por até 60 anos! Segue igualzinha como se tivesse na natureza. Incrível, não? É por isso que os buquês de noiva passavam de geração em geração. 

 

Tudo isso é contado pelo guia do projeto, bem como várias outras curiosidades. Apesar de existirem 1200 espécies de sempre viva, uma delas só cresce em Mucugê. É possível ver vários buquês, ler resultados de estudos científicos sobre a planta e observar colmeias de abelhas polinizadoras

Tem também um pouco sobre o garimpo de diamantes em grandes painéis, já que foi após a decadência dessa atividade que começou a exploração das sempre vivas. Aliás, a arquitetura e decoração do lugar é inspirado nas antigas casas dos garimpeiros e do lado de fora da sede é possível visitar uma de verdade, da época mesmo. Se quiser saber mais dessa parte da história, converse com o guia para fazer também a visita ao Museu do Garimpo

Cachoeiras

A partir da sede do projeto se tem acesso as duas principais cachoeiras do Parque – Piabinha e Tiburtino.  A primeira é bem pertinho, uns 3 minutos de caminhada e você chega no rio Piabinha e no paredão com a queda d´água, que nem sempre impressiona por estar bem fraquinha. Vale um mergulho e fotos da linda paisagem antes de seguir a trilha até a atração principal.  

Para chegar a Tiburtino o caminho é de 1,5km de extensão, praticamente plano e largo, facilmente percorrido em até 30min. A cachoeira é formada por um conjunto de rochas empilhadas,  com vários locais para se sentar e aproveitar a água forte como um ducha relaxante caindo pelo corpo. Chega-se lá por um poço raso perfeito para crianças. Tem ainda uma parte funda boa para o nado. Uma delícia de lugar!

 

Como chegar: O Projeto Sempre Viva fica na rodovia BA-142, Km 96, a menos de 4 Km de Mucugê.