31/08
Cachoeira do Cardoso, Mucugê

Quem viaja pela Chapada Diamantina sempre busca saber qual a próxima aventura que o lugar lhe reserva. Que tal a Cachoeira do Cardoso? Para quem está em Mucugê é um passeio perto, com trilha fácil, sendo 5km em estrada de chão e 2km a pé. Além do banho revigorante, o roteiro oferece belas paisagens dos vales dos rios Mucugê e Cumbucas. 

O rio Cumbucas foi o primeiro a revelar diamantes na época do garimpo. Por isso o caminho esconde algumas tocas de garimpeiro entre as pedras. Observe com atenção. Outros destaques são a incrível variedade da flora, os pássaros diferentes e as formações rochosas interessantes que podem ser vistas. 

De longe, já dá para avistar a cachoeira em meio ao verde. Chegando lá, a água é bem escura e gelada, como na maioria das cachoeiras da Chapada e a queda d´água tem cor de caramelo. Respire, inspire e entre de uma vez só. Nas margens, é mais raso, pois as grandes pedras fazem de fundo do rio. No meio, tem um poço profundo para quem sabe nadar. Aproveite e agradeça!

 

Associação dos Condutores de Visitantes de Mucugê:

Praça Coronel Propércio - s/n. Fone:(75) 3338-2414