CEMITÉRIO BIZANTINO DE MUCUGÊ

O Cemitério Bizantino é uma das riquezas culturais da cidade de Mucugê. Não deixe de conhecer!

A beleza do Cemitério encanta visitantes – Foto: Andremcmxciv, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Além de rica em belezas naturais, a charmosa cidade de Mucugê guarda uma curiosidade histórica que virou atração turística – o Cemitério Santa Isabel, mais conhecido como Cemitério Bizantino.

De onde veio o nome, é um mistério, já que a arquitetura não tem características bizantinas e sim neogóticas  – provavelmente o motivo são as terminações arredondadas e a inusitada cor branca dos jazigos, que fazem referência às cúpulas do mar Egeu existentes à época do império Bizantino.

O contraste do branco com o verde da Chapada é uma das belezas do lugar. O cemitério começou a ser construído em 1855 após uma epidemia de cólera que atingiu a região e matou muita gente. A obra só foi finalizada em 1886 e fica na beira da estrada que passa em frente à cidade, em local afastado justamente para proteger os mananciais e lençóis d’água da região.

 

Os túmulos podem ser vistos de longe e imitam fachadas de igrejas. À noite são iluminados por holofotes azuis que colorem o cenário e atraem os visitantes, pelo menos os menos supersticiosos… Durante o dia, visitantes passeiam por suas ruelas e fazem fotos nesse roteiro curioso e histórico.

Ruelas permitem passeios e fotos – Itatibamario, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

ÉPOCA ÁUREA

Na época da mineração, Mucugê foi um centro comercial importante e até chegou a abrigar uma embaixada francesa. Os senhores do minério não poupavam a riqueza conseguida da retirada dos diamantes e, muitos, chegaram a trazer arquitetos europeus para construir seus mausoléus, acrescentando ainda mais valor histórico e arquitetônico ao cemitério. Não deixe de conhecer!

Compartilhe esta publicação: