CACHOEIRA DO BURACÃO – UM ESPETÁCULO DA NATUREZA

A Cachoeira do Buracão é apenas um dos muitos tesouros naturais da Chapada Diamantina.  Saiba como conhecê-la saindo de Mucugê:

A Cachoeira

by Zegarciajr – CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons – Vista de cima do Buracão

Fica no Parque Natural do Espalhado, um lugar incrível que tem várias atrações e a Buracão como estrela principal. A Cachoeira tem 85 metros de altura e a trilha até lá margeia o rio Espalhado, as cachoeiras do Recanto das Orquídeas, do Recanto Verde, a travessia do cânion até o poço do Buracão. Ou seja, os 3 km de caminhada, com esforço de leve a moderado, são em meio a cenários tão lindos que nem dá para cansar…

A melhor forma de chegar pertinho da queda d´água é ir nadando pelo poço que suas águas formam – no local tem colete salva-vidas porque é contra correnteza, meio difícil de nadar. Ao final, a visão é impressionante com os paredões de pedra e os raios de luz batendo na Cachoeira.

Como chegar

Saindo de Mucugê são 70 km de asfalto até Ibicoara e 30 km em estrada de cascalho até a entrada do Parque – devagar e com cuidado dá para ir em qualquer carro.  A taxa de visitação é de R$ 15,00 reais por pessoa.

Preciso de guia?

Sim, é obrigatório! É muito importante para garantir que tudo corra bem, pois o trajeto é longo e tem recantos que só quem conhece pode te apresentar. Em Mucugê, procure a ACVM – Associação dos Condutores de Visitantes de Mucugê ou pode contratar seu guia já em Ibicoara através da ACVIB – Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara.

Compartilhe esta publicação: